Cybersegurança Industrial

Historicamente, as empresas do setor industrial do mundo inteiro têm maneiras diferentes de abordar a cibersegurança em suas redes de TI e TO (tecnologia operacional). A maioria das empresas já tem medidas amadurecidas de detecção de violações e resposta a incidentes em sua infraestrutura corporativa, mas, no caso da TO, em geral elas utilizam o método clássico de folgas de ar. As indústrias estão se tornando cada vez mais ‘digitais’, investindo mais e mais em tecnologias inteligentes, novos sistemas de automação e a adoção da Indústria 4.0. Isso realmente acaba com a folga entre os ambientes de TI e TO que é usada para evitar que ameaças cibernéticas cheguem aos sistemas de controle industrial (ICSs, Industrial Control Systems).

O quê são essas ameaças?

Primeiramente, elas incluem o risco de infecções acidentais por malware convencional. Você não precisa ser um alvo para se tornar uma vítima. Uma única unidade USB ou e-mail de phishing com um cavalo de Troia direcionado a bancos de dados ou ransomware inserido involuntariamente no ambiente do ICS pode afetar gravemente os negócios centrais da empresa. Mesmo que a ocorrência de infecções acidentais não seja frequente, é claro que um hacker motivado também pode invadir redes de TO e provocar danos consideráveis a equipamentos caros ou à produção, ou ainda roubar informações valiosas.

Quais são as medidas de cibersegurança adequadas para o ICS?

  1. Proteção dos endpoints industriais para evitar infecções acidentais e dificultar as invasões deliberadas.
  2. Monitoramento da rede de TO e detecção de anomalias para identificar ações maliciosas no nível dos controladores lógicos programáveis (PLCs, Programmable Logical Controllers).
  3. Programas de treinamento para funcionários com o intuito de reduzir os acidentes e minimizar as falhas humanas.
  4. Serviços de especialistas dedicados para investigar a infraestrutura, realizar análises de dados especializadas ou atenuar o impacto dos incidentes.

O que a MarqSecurity oferece?

A MarqSecurity aborda todas as necessidades relacionadas à cybersegurança das indústrias em seu portfólio. Oferecemos abordagem holística para a cybersegurança industrial, agregando valor a todos os estágios do processo de segurança da TO do clientedesde a avaliação da cybersegurança e treinamentos relacionados até tecnologias avançadas e resposta a incidentes.

  • Diagnóstico de segurança (equipamentos, hardware, software, redes, PLCs, estrutura IoT)
  • Avaliação e monitoramento de riscos
  • Plano de contingência em caso de ataque hacker, vírus ou vazamento de dados
  • Monitoramento de redes, servidores e sistemas
  • Auditoria de processos
  • Arquitetura de redes seguras
  • Compliance com leis de proteção de dados (GDPR, LGPD, California…)
  • Treinamento online e presencial
  • Definição de novos processos de segurança

Leave a Reply

Your email address will not be published.